A Ciclovia Rio Pinheiros está localizada na margem
do Rio Pinheiros, em paralelo ao trecho da linha do Trem Metropolitano de
São Paulo. Foi inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2010, pelo então
governador José Serra, como parte do projeto Parque Linear Pinheiros,
contando inicialmente com 14 quilômetros. Ela foi construída aproveitando a
estrutura já existente da Empresa Metropolitana de Águas e
Energia (EMAE). O projeto ainda contempla a construção de uma ciclovia na
outra margem do Rio Pinheiros e de nove travessias sobre o rio, localizadas
próximo às estações de trem Jurubatuba, Santo Amaro, Granja
Julieta, Berrini, Cidade Jardim, Pinheiros e Ceasa,
aos parques Villa-Lobos, Burle Marx e Ponte João Dias. Atualmente,
a via conta com 21,5 quilômetros de extensão, sendo, a maior ciclovia de São
Paulo. Localizada em uma região plana e interligando vários bairros, essa via
para bicicletas ajuda a mobilidade urbana. Além de servir, como
alternativa para fugir do trânsito, o percurso também oferece opção de lazer,
com estrutura de banheiros, chuveiros, bebedouros, oficinas, máquinas de venda,
pontos de espera e principalmente segurança e vigilância para os ciclistas.
Outra atração durante a pedalada é a presença constante de capivaras, que
circulam nas margens do rio, muitas vezes com filhotes. Essa sensação de
exercitar, enquanto admira uma paisagem urbana, com animais silvestres à margem
do rio Pinheiros, faz do espaço um dos lugares mais frequentados de São Paulo. O Governo
do Estado de São Paulo transferiu a gestão da ciclovia para a iniciativa
privada em março de 2020. A Farah Service assumiu os trabalhos de recuperação e
obteve o direito de explorar a Ciclovia. O horário de funcionamento da
ciclovia é limitado, das 5h30 às 18h30.
Parque Bruno Covas
Projetado para ir da ponte João Dias até a marginal Tietê, o Parque
Linear Bruno Covas tem 17 km de extensão. O espaço fica na margem do rio
Pinheiros do outro lado da Ciclovia Rio Pinheiros. Apesar de ainda estar em
obras, o parque é aberto 24 horas por dia e tem potencial de se tornar um dos
melhores locais para pedalar na capital paulista. Além de bicicletas, são
permitidas caminhadas e corridas a pé. Durante o percurso, o parque oferece
quadras esportivas, pista de skate, quadras de beach volley, núcleos de
ginástica, playgrounds, quiosques e serviços de aluguel de bicicletas para os
visitantes. A proposta é aproximar a população do Rio Pinheiros, um símbolo da
capital paulista. Nas margens do rio, há espécies de árvores que resistiram à
poluição e aves aquáticas, tais como biguás, garças e mergulhões, que podem ser
vistas pelo público. O parque ainda contará com passarelas flutuantes para
observar as águas mais de perto. Os acessos para pedestres só existem nas
pontes Cidade Jardim e João Dias, por meio de uma escada, e na Ponte Laguna,
por meio de rampa.
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Parque Bruno Covas
Projetado para ir da ponte João Dias até a marginal Tietê, o Parque Linear Bruno Covas tem 17 km de extensão. O espaço fica na margem do rio Pinheiros do outro lado da Ciclovia Rio Pinheiros. Apesar de ainda estar em obras, o parque é aberto 24 horas por dia e tem potencial de se tornar um dos melhores locais para pedalar na capital paulista. Além de bicicletas, são permitidas caminhadas e corridas a pé. Durante o percurso, o parque oferece quadras esportivas, pista de skate, quadras de beach volley, núcleos de ginástica, playgrounds, quiosques e serviços de aluguel de bicicletas para os visitantes. A proposta é aproximar a população do Rio Pinheiros, um símbolo da capital paulista. Nas margens do rio, há espécies de árvores que resistiram à poluição e aves aquáticas, tais como biguás, garças e mergulhões, que podem ser vistas pelo público. O parque ainda contará com passarelas flutuantes para observar as águas mais de perto. Os acessos para pedestres só existem nas pontes Cidade Jardim e João Dias, por meio de uma escada, e na Ponte Laguna, por meio de rampa.
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