segunda-feira, 15 de agosto de 2022

J.J. Jackson (In Memoriam)

Clique no link para assistir o vídeo da entrevista com J.J. Jackson

Começou sua carreira usando o nome de batismo, Leo Robinson, mas logo ficou conhecido popularmente pelo seu nome artístico de J.J. Jackson, já esta no Brasil há mais de 30 anos, encantando o público com a elegância e o carisma de um showman do Blues e do Soul. Embora tenha adotado São Paulo como novo lar, o cantor ainda não perdeu o forte sotaque norte-americano. Nascido em Arkansas, nos Estados Unidos, filho de militar, morou em varias cidades do país, inclusive em Seattle, onde estudou na mesma escola do legendário guitarrista Jimmy Hendrix, com quem integrou a primeira banda chamada Rockin & Teens. A chegada ao Brasil foi no final de 1986, após uma série de shows na Cidade do México, J.J. Jackson foi convidado por um empresário a tocar em solo brasileiro. Logo se apaixonou pelo País Tropical, tão diferente do nublado estado de Washington, onde ele passou a infância e adolescência. Em contato com os músicos brasileiros se impressionou pela qualidade e os coloca entre os melhores do mundo. Também declara sua paixão pelo público brasileiro da forma como é tratado nas apresentações, tanto que, pediu pra ser chamado em seus shows de J.J. Jackson do Brasil (até para diferenciar de outro cantor americano de mesmo nome). O bluesman chega aos 75 anos com muita vitalidade e uma carreira consolidada de 50 anos, percorrendo todo o território nacional, EUA e Europa. Pela estrada, teve a oportunidade de dividir o palco com B.B. King e Lightinin Hopkin. O cantor admite que sua presença de palco é inspirada nesses grandes e renomados artistas do Blues. Ele confessa que ficava observando atentamente, vendo tudo o que estavam fazendo no palco, o jeito como falavam com o público. Tudo isso serviu de referência para transformá-lo em um “showman”.

Dono de uma das vozes mais privilegiadas, é considerado por especialistas do gênero um dos maiores intérpretes da música negra americana, transitando entre o Blues, Soul, Rhythm and Blue e fazendo bom uso da sua versatilidade musical para cantar clássicos brasileiros. Todo repertório com arranjos impecáveis, tudo feito sob sua batuta, com total dedicação. Para comemora os 30 anos de carreira no Brasil, o cantor acaba de lançar mais um álbum. Trata-se do CD “J.J. Jackson & Prado Brothers”, um projeto de 10 faixas que foi gravado ao lado dos talentosos irmãos Igor e Yuri Prado (guitarra e bateria). J.J. conheceu os irmãos quando tinham entre 15 e 17 anos, gostou tanto dos dois que pediu para a mãe deles, que os deixassem viajar com ele para seus shows. O cd também celebra essa união, que ele tanto incentivou a çrescer e se desenvolver através do tempo. Vale lembrar, que o artista foi escolhido para interpretar o conceito de "autenticidade" da cerveja em nova campanha da Budweiser. O comercial tem a produção assinada pela agência Africa, que  também reuniu a participação do ator Rodrigo Santoro e o Rapper Rincon Sapiência, para dividir algumas cenas com o cantor de blues norte-americano. Este não é o primeiro convite de trabalho publicitário. Há muitos anos, J.J. participa de várias campanhas para renomadas marcas do mercado nacional, inclusive sua voz já esteve em trilhas de novelas da Globo como “Bebê a bordo”, “Vamp“, “Salvador da Pátria“, Rainha da Sucata”, entre outras que levaram suas músicas.  O SBT elegeu a versão acústica de stand By Me, para fazer parte da trilha da próxima novela, “Uma Rosa com Amor”.  Além desta, mais duas integram a trilha: “So Long” e Back in São Paulo”, ambas de autoria do próprio J.J. Jackson sendo a primeira em parceria com Edinho Santa Cruz e a segunda com Marcio Maresia.

Infelizmente, nesta segunda dia 30/07/18 é noticiado a morte do grande bluesman, devido a complicações de uma doença pulmonar. O velório está previsto a partir das 19 horas, no cemitério do Araçá, em Pinheiros, o corpo será cremado mas ainda não foi divulgado o local. J.J. morava com a sua esposa e empresaria em Cotia, na região de Caucaia do Alto. Era uma pessoa com uma vitalidade sem fim no palco e tinha uma admiração pelos músicos e público brasileiro. Outra qualidade a destacar de J.J., é a sua atenção com os fãs e admiradores. Lembro-me de uma cena com muito carinho, em um show dele no Bar Brahma em Fev/2007, quando ele pegou minha filha (ela tinha 4 anos) da mesa onde estávamos com o amigo Marco Cardoso, e no centro do palco J.J. cantou para ela, foi emocionante ver todos aplaudindo. Depois de 10 anos, um novo reencontro no show dele em 2017, minha filha já com 14 anos e meu filho com 4 anos. Foi outra emoção pra mim lembrar daquela mesma situação do Bar Brahma.

Link propaganda da Budweiser

https://www.youtube.com/watch?v=_Lp1tIPB4v8

https://www.youtube.com/watch?v=sgNsphlbh8E

https://www.youtube.com/watch?v=ULNPIQNG2DE

Vejam mais fotos…










Nenhum comentário:

Postar um comentário