quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Praia de Itacoatiara

É um dos lugares que gosto muito de ficar quando viajo para Niterói. Esta localizada a 50 minutos do Rio de Janeiro, com acesso a muito verde e um visual considerado cartão postal, onde a conscientização ecológica é lei entre os moradores, e se faz entender aos visitantes. Itacoatiara significa na língua Tupi “pedra escrita” ou “pedra riscada”, local originalmente habitado pelos índios Tamoios. Praia oceânica com aproximadamente 700m de extensão. Suas águas são transparentes, azuladas e frias com areias grossas e amareladas. Possui ao seu redor a Ponta de Itacoatiara, com sua formação rochosa, coberta de vegetação arbustiva e de cactáceas, ao lado encontra-se a Pedra do Elefante e o Morro das Andorinhas, recoberto de cerrado denso. O Alto Mourão, situado na Serra da Tiririca, é o ponto mais elevado da cidade de Niterói, com seus 412 metros de altura. Era conhecido como “falso Pão de Açúcar”, porque embora os navegantes o avistassem primeiro, não era este o rochedo que indicava a entrada da Baía de Guanabara. Conhecida por suas águas traiçoeiras, com ondas beirando de 3 a 5 metros, é o paraíso dos surfistas; embora pequena, é uma das mais freqüentadas e preferidas pela juventude, e das que oferece maior riqueza de paisagem. O ponto de encontro dos amantes da natureza. Também sendo palco de grandes eventos realizados na praia durante o ano, destacando-se as competições de surf e bodyboarding. Além da pratica esportiva na água, a Serra da Tiririca, oferece muita adrenalina para quem gosta de Trilhas, Tirolesa e Rapel. Antigamente era conhecida como Serra de Inoã ou de Maricá, como consta em relatos antigos.

O atual nome está relacionado com a passagem de tropas de burros, que atravessavam a Serra por um caminho cheio de plantas da família das “Cyperaceaes” chamadas popularmente de Tiriricas. Para quem procura mais tranqüilidade e segurança, existe uma pequeníssima praia ao lado do morro das Andorinhas, protegido por rochas chamada de Prainha. O local é preferido por idosos e, principalmente, crianças que fogem da praia grande e da invasão das altas ondas, que fazem a alegria dos surfistas. Durante a temporada de verão e nos finais de semana, Itacoatiara, como os demais bairros da Região Oceânica, recebe um fluxo muito grande de turistas, triplicando a sua população e gerando transtornos para os residentes. Além de sua vegetação de restinga junto à praia, tornam o local um dos principais pontos turísticos do município. Preocupados com a presença de banhistas, conhecidos por “farofeiros” e “bagunceiros”.  Os moradores determinados a preservarem o lugar, decidiram criar a SOAMI (Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara). Durante anos impediram que as ruas fossem asfaltadas ou que estabelecimentos comerciais se instalassem no bairro. Não existem banheiros ou chuveiros públicos no bairro; não possuem pousadas e nem hotéis com autorização de funcionamento; não é permitida a entrada de ônibus e outros tipos de transporte público (incluindo vans e ônibus de turismo em Itacoatiara). Apenas uma linha de ônibus faz a ligação de Itacoatiara com o Centro do município. A maior parte dos moradores possui automóvel particular, sendo este o principal meio de transporte utilizado.

O comércio em Itacoatiara é limitado pelo PUR (Plano Urbanístico em Niterói), podendo apenas funcionar no bairro estabelecimentos situados nos pontos já existentes quando a legislação foi aprovada 1992. Os seis quiosques que detém concessão para funcionamento na praia só podem operar até 20h (dias normais) e 21h (período de horário de verão), não podem realizar shows ao vivo, oferecer música mecânica em alto volume, colocar mesas na areia ou calçadas, nem vender bebidas em garrafas (conforme determinação de Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2001). As barracas na praia só comercializam produtos prontos (biscoitos e bebidas). Para suprir suas necessidades básicas, os moradores recorrem ao comércio dos bairros vizinhos de Itaipu e Piratininga; e buscam Icaraí e Centro quando necessitam de comércio e serviços diversificados. Em sua orla marítima, há bonitas residências consideradas padrões de classes média-alta e alta, distribuídos por suas alamedas batizadas com nomes de flores. Itacoatiara, é um pequeno bairro estritamente residencial. A Lei orgânica do município de Niterói impõe regras rígidas para construção no bairro, não podendo os prédios possuírem mais do que dois andares,. Em volta praia, há uma vegetação de restinga, cortada apenas por alguns caminhos feitos para que os banhistas possam se dirigir ao mar. Para oferecer maior segurança e prevalecer as leis locais, os moradores tem a disposição uma vigilância permanente por meio de um DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) da PM situado na entrada, e de um sistema operado em conjunto com a PM, com 32 câmeras e uma central de monitoramento 24h. Há ainda o reforço de uma equipe fazendo rondas no bairro e atendendo aos chamados dos associados para verificação de atividades suspeitas. Um verdadeiro refugio para quem busca tranquilidade e natureza.

Vejam mais fotos...










Nenhum comentário:

Postar um comentário